top of page

OS PRINCIPAIS TIPOS DE LAJES

  • Foto do escritor: André Luiz Santos Ribeiro
    André Luiz Santos Ribeiro
  • 22 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

ree

As lajes são uma estrutura de superfície plana que são projetadas para sustentar um determinado peso. Ela transmite os esforços para as vigas e pilares de sustentação, funcionando estruturalmente como uma placa ou chapa. Isso proporciona a estabilidade geral da construção.


Hoje há várias técnicas construtivas e tipos de lajes para atender os mais diversos tipos de necessidades, sejam elas: vencer grandes vãos, esbeltes, velocidade construtiva, racionalizar mão-de-obra, dispensar escoramentos, dentre outros. Tudo isso, sempre, buscando uma boa relação custo-benefício.


Confira abaixo os principais tipos de lajes:


MACIÇA

As lajes maciças são compostas por concreto, apoiada em vigas e pilares e contém armaduras longitudinais e eventualmente transversais, normalmente utiliza-se um forro de madeira para moldá-la. Além disso, geralmente sua espessura varia de 7 a 15 cm e são usados em diversos tipos de construção.

ree
Vantagens

O sistema permite, além dos desenhos planificados, formatos tridimensionais e fluídos. Apresenta ainda alto grau de resistência a trincas e a fissuras.


Desvantagens

Grande quantidade de material utilizado nas fôrmas. Destaca-se ainda que por conter maior volume de concreto e consequentemente, maior peso da estrutura, um maior valor total da obra.


TRELIÇADA

As lajes treliçadas são um dos tipos de lajes pré-moldadas. É uma solução que envolve vigotas em concreto com armaduras no formato de treliça. Entre elas, são colocadas lajotas cerâmicas ou EPS (isopor). Por fim, recobre-se com uma camada de concreto.

ree
Vantagens

O sistema permite rapidez construtiva, dispensa mão de obra especializada e apresenta leveza, sendo mais baratas em relação aos outros tipos de lajes.


Desvantagens

Possui limitação quanto a geometria da laje e são menos resistentes, caso ocorram grandes sobrecargas há possibilidade de fissuras, trincas e outros danos estruturais.


NERVURADA

As lajes nervuradas são constituídas por um conjunto de vigas que se cruzam, onde são inseridas armaduras para resistir aos esforços. O grande diferencial visual da laje nervurada para a maciça é a existência do espaço vazio na região entre as nervuras, criadas pelas fôrmas instaladas sobre as escoras.

ree
Vantagens

Comparada à laje maciça, a laje nervurada é uma estrutura mais leve devido a diminuição do peso de concreto, o que a torna mais econômica e possibilita se vencer maiores vãos.


Desvantagens

Esse sistema exige mão de obra especializada e maior volume de material para a execução das fôrmas. Além de apresentar maior dificuldade na compatibilização com outras etapas de projeto, como sistemas de instalações prediais – elétrica e hidráulica, por exemplo.


PROTENDIDA

Também conhecidas como lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão. A técnica de protensão alonga os cabos e cordoalhas da armadura por meio de uma ação externa com macacos hidráulicos, aumentando a resistência da estrutura diante das solicitações existentes na construção.

ree
Vantagens

A vantagem mais notável deste sistema construtivo é sua capacidade de vencer grandes vãos sem o uso de pilares, colunas ou vigas, podendo recobrir com segurança vãos na ordem de 9 a 12 m.


Desvantagens

É uma solução mais onerosa quando comparada a lajes de concreto armado, principalmente pela necessidade de mão de obra especializada e empresas que forneçam serviços de protensão.


ALVEOLAR

Além das lajes treliçadas, a Laje Alveolar é outra solução de pré-fabricada. Ela possui dutos ou alvéolos no interior das placas pré-moldadas usadas na sua produção.

ree
Vantagens

Compostas por painéis protendidos de grandes dimensões, permitem vencer grandes vãos, indicadas a projetos de grande porte. Além de o sistema permitir rapidez construtiva o que é um grande diferencial.


Desvantagens

O peso e o tamanho da estrutura pré-moldada exigem um transporte especial entre a fábrica e a obra, muitas vezes a utilização de guindaste se faz necessária. É também uma estrutura bastante inflexível e por isso não é compatível com todos os tipos de construções.



Conseguiu escolher o tipo de laje mais adequada para a sua construção? O atendimento as necessidades de projeto é que vão determinar qual o tipo de laje mais indicado para cada construção. Nós da Avanci podemos te auxiliar nesse processo para que a parte estrutural da sua casa seja pensada e projetada da melhor forma.

 
 
 

1 comentário


Convidado:
22 de ago. de 2022

Excelente explicação, muito didático.

Curtir
bottom of page