top of page

COMO FUNCIONA A CONSTRUÇÃO FINANCIADA (TERRENO + CONSTRUÇÃO)

  • Foto do escritor: André Luiz Santos Ribeiro
    André Luiz Santos Ribeiro
  • 18 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de abr. de 2023


O financiamento de lote e construção é uma boa opção para quem deseja sair do aluguel, mas não encontra um imóvel pronto que atenda às necessidades de sua família e ainda caiba no orçamento.


Essa modalidade de crédito é oferecida por diversos bancos, cada um com suas taxas e vantagens. Para conseguir o benefício, o cliente precisa passar por uma série de etapas.


O QUE É NECESSÁRIO PARA CONSEGUIR O FINANCIAMENTO?

Para conseguir ter acesso ao crédito para financiamento da construção junto com o lote, é preciso ter mais de 18 anos, ter comprovação de renda e ser brasileiro nato e naturalizado.

Além do mais, o cliente não ter restrições em serviços de proteção ao crédito como SPC e Serasa. Abaixo, listaremos um passo a passo de como conseguir o financiamento.


FLUXOGRAMA DAS ETAPAS DO FINANCIAMENTO


LIBERAÇÃO DO DINHEIRO

Você terá que possuir os recursos necessários para a primeira etapa da obra, que é a entrada que aparece na simulação do financiamento. Este valor de entrada não é pago ao banco, ele será usado para pagamento destas primeiras despesas.


A Caixa e a maioria dos bancos que fazem financiamento de obras, atuam com o sistema de medição de obra pronta para posterior pagamento. Na prática eles reembolsam os valores que você aplicou na obra, no mês anterior.


As etapas de medição são definidas no planejamento feito pelo engenheiro que elaborou os orçamentos e cronogramas, aprovados pela Caixa. São medidos apenas serviços prontos.


USO DO FGTS

Você pode usar seu FGTS para quitar parte do financiamento. Dependendo de sua renda, a Caixa pode liberar até 80% do valor total necessário para a aquisição do lote e dos custos da construção. E o melhor de tudo é que famílias com renda de até R$ 3.600,00 têm acesso a taxas de juros diferenciadas.


MODOS DE PAGAMENTO

Existem 2 tipos de sistema de amortização: Sistema de Prestações Iguais – PRICE e o Sistema de Prestações Decrescentes – SAC.


Sistema de Prestações Iguais – PRICE

Neste sistema, o financiamento é pago em prestações iguais, constituídas de amortização e juros compensatórios, que variam inversamente, ou seja, enquanto as parcelas de amortização aumentam ao longo do prazo de amortização, os juros diminuem, ou vice e versa.


Sistema de Amortização Constante – SAC

A tabela SAC consiste em um sistema de amortização que funciona de forma constante, como o próprio nome já diz. Nesse sentido, o valor da amortização nas parcelas mensais de quitação da dívida se mantém igual ao longo de todo o pagamento. O que se altera, no entanto, é o valor mensal dos juros, que decresce até o fim da dívida.


O QUE VOCÊ VAI PRECISAR

Para facilitar o entendimento separamos as exigências de documentos:


Documentos do Imóvel
  • Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel

  • Alvará de Construção

  • CEI ou CNO

  • SPCO


Documentos Técnicos
  • Projetos Arquitetônico e complementares

  • ART de Projetos e Execução de Obra

  • Planilha Orçamentária e Cronograma Físico-Financeiro

  • Memorial Descritivo da Obra


O processo é bastante interessante para quem pretende ter uma casa própria personalizada, que atenda suas preferências e necessidades da sua família.

Para fazer todo este processo você pode contar com a nossa equipe, não precisa trilhar todo este caminho sozinho, lembrando que a maioria das etapas exige conhecimentos técnicos.

 
 
 

Comments


bottom of page